Aula MVTA 31/03/2022


 Com o AutoCad em isometria, definimos, com a ajuda do POLYGON, um paralelepípedo, usando o EXTRUDE.




Posteriormente transformamos um desenho de 2D para 3D, transformando o mesmo com o PEDIT para transformar as lines em polylines. Usamos o SHADE e o HIDE (esconde as linhas não visíveis). Com o auxílio do SUBTRACT abrimos janelas nas paredes.  















Usamos o comando BOX para fazer vários retângulos e desenhamos diagonais a unir os vértices para criar dois pares de geratrizes e/ou de diretrizes de sistemas opostos de um parabolóide hiperbólico (dois tipos de geratrizes).


 











Configuramos tanto o SURFTAB1 como o 
SURFTAB2 e depois, desligando o ORTO ON, usamos o comando EDGESURF para criar o parabolóide hiperbólico.


Demos espessura ao parabolóide com o THICKEN - Convert in FACETED 3D.



























Definimos também com linhas não retas, CIRCLE e SPLINE. Usamos o 3DROTATE para as colocar na vertical e, novamente, o EDGESURF.



Desenhamos uma BOX de 50x50x50, passamos  para WIREFRAME 2D e desenhamos novamente as linhas que unem os vértices. Repetimos mais três vezes. Fizemos o EDGESURF. Usamos o THICKEN para lhes dar espessura.



Desenhamos 3 CIRCLE sobreposto uns aos outros, movêmo-las na coordenada z, criando 3 secções para um mesmo objeto. Com o LOFT criamos a nossa figura. Com a utilização do CONCEPTUAL ou do SHADE, ficou definido o desenho envolvente.



Sobrepondo um qualquer objeto sobre a nossa figura e, utilizando o SUBTRACT, conseguimos modelar a imagem a nosso gosto/vontade. 

Quando fazemos o EXPLODE da figura, conseguimos eliminar as "tampas" das mesmas permitindo visualizar o interior. Depois basta usar a ferramenta THICKEN para dar alguma espessura














Criamos uma plataforma para simular um edifício com um piso.

 
No menu superior fomos a DRAW, MODELING e depois MESHES onde verifimas que no separador PRIMITIVES construimos objetos definidos por malhas (MESH) ao invés de arestas tal como no DRAW, MODELING, BOX, por exemplo. Depois fizemos um SMOOTH MORE para "arredondar"/suavizar as arestas das formas que havíamos construido nas PRIMITIVES. Clicando no botão control, conseguimos suavizar apenas algumas das faces.






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